Uma experiência im(pagaia)vel
Saídos do alojamento, os 50 participantes da academia Wave Of Talent deslocaram para o Parque Urbano de Albarquel para uma aula de canoagem no rio Sado. Nesta dinâmica, que pretendia trabalhar a colaboração e o espírito em equipa, os estudantes deram aos braços, aproveitando a vista com Tróia no horizonte. Enquanto uns testavam a coordenação dos membros e a sua capacidade de trabalhar em conjunto, outros foram a banhos, aproveitando o sol que foi aparecendo timidamente durante a manhã.
A reserva natural do Estuário do Sado
O rio Sado faz parte da reserva natural do Estuário do Sado, aqui nesta região podes encontrar um ecossistema rico em biodiversidade. É aqui, no rio Sado, que habita a "única população residente de golfinhos em Portugal", da espécie roaz-corvineiro, que utiliza este estuário como área de alimentação e reprodução. Esta região também é um viveiro natural para "moluscos e inúmeros peixes", com já 100 espécies, com grande interesse comercial e biológico identificadas.
1,2,3... Contar histórias
Depois de uma manhã passada junto ao rio, era altura de dar continuidade às aprendizagens do peddy-paper e da canoagem para trabalhar no desafio que têm pela frente. Com um vídeo para produzir e com o input de todos a ser valioso, a professora de Tecnologias de Informação e Comunicação, Ana Martins, veio ajudar os estudantes com o desafio criativo e dar noções sobre as diferentes áreas e responsabilidades que vão ter durante a sua produção. "Eles vão perceber qual é o fluxo de trabalho, as diferentes áreas e responsabilidades que vão ter, desde esde o planeamento, guião, storyboard, recolha de imagens e som, bem como a respetiva edição", contou a professora. "Vamos garantir que trabalham bem em equipa e autonomamente", garantiu.
TESTEMUNHO
«Gostei das atividades que são bastante envolventes e do contacto com as pessoas.»
“Gostei das atividades que são bastante envolventes e do contacto com as pessoas. O grupo é sociável e comunicativo. Integrei-me facilmente e torna tudo mais divertido. Quanto às atividades gostei da canoagem e também da edição. Já tinha um interesse na área".
Isaac Santos, 18 anos, estudante da Escola Secundária de Odivelas
Testar a InteligêncIA
Era hora de ter a última atividade do dia e terminar com mais uma WOTaTalk, que contou com a condução da professora de Marketing, Karla Menezes e que abordava a temática da Inteligência Artificial e a sua utilização por parte da geração em que os participantes estão inseridos. A professora lançou a atividade: "Vamos apresentar e discutir um pouco a utilidade da IA na vida deles, nomeadamente na próxima fase da sua vida que é o ensino superior". Além de falarem sobre ferramentas e aplicações de inteligência artificial, os estudantes tiveram também dois momentos práticos onde exploraram a sua criatividade e testaram a inteligência artificial.
No final do dia, marcou presença na WOT a Presidente do Politécnico de Setúbal, Ângela Lemos, que ressaltou a importância de uma academia como a WOT para dar oportunidade aos estudantes "de conhecer o ensino superior" e de ter "um primeiro contacto com o ensino superior".
Amanhã a onda de talento continua a espalhar-se pela Península de Setubal, desta vez visitando a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, com a tarde reservada para um momento de descontração na praia e à noite a tão desejada Moonrise Party.
Continua a acompanhar a Wave Of Talent e todas as suas atividades aqui ou nas nossas redes sociais.